7 de novembro de 2013

A historia da Forever 21


Senta que lá vem historia! Hoje vou falar um pouco da queridinha Forever 21! A decepição começa porque a marca não entra aqui no Brasil, mas em breve ela desembarca no shopping VillageMall, no RJ, e no Morumbi Shopping, em SP (dizem que vão ser dois andares em SP). Mas será que o preço vai ser camarada?  Enfim, vi no blog Fashionismo a historia da Urban OutfittersZara e a informações desse post veio de lá. 

A marca com cara de descolada surgiu em 1984, num subúrbio de Los Angeles com o nome de FASHION 21! Os criadores são os sul-coreanos Dong-Won Chang e Jin Sook. O casal trabalha em um posto de gasolina e percebeu que pessoal "arrumadinho" era quem tinha o melhor poder aquisitivo, assim, eles estiveram a ideia de juntar uma graninha e abriram uma lojinha na Figueroa st. pra vestir o pessoal com as roupas descoladas vindas do seu país.

Depois do primeiro ano, o faturamento foi de  U$35.000 para U$700.000! Com o lucro, eles investiram na abertura de mais uma loja e adoraram a estratégia de abrir uma a cada 6 meses e o nome mudou para Forever 21.

Depois de dez anos e com um sucesso crescente, já eram mais 40 lojas e a primeira aberta fora da Califórnia, foi em Miami. Mas foi em 1999, que veio um projeto mais arrojado, onde as pequenas lojas cederam lugar às lojas de até 900m2. A ideia da família era criar pequenas lojas de departamento.


Com isso, surgiram as outras sub-marcas para atingir públicos diferentes dentro da mesma loja, mas em comum aquela ideia de ser cool, antenada e descolada. Além disso, veio a preocupação com uma ambientação mais moderna, vitrine atrativa, decoração adequada e toda estratégia de venda foi finalmente levada em conta. O que antes era uma empresa bem familiar, virou um planejamento mais complexo, e foi esse novo posicionamento que deu o grande boom na marca.

A premissa oficial sempre foi criar atrativos nos mínimos detalhes para se diferenciar das concorrentes como Target, Kohl’s e Wall-Mart, pois para eles, ir a uma F21 deveria ser uma experiência, um acontecimento. O sucesso se tornou maior ainda, com a abertura em 2003 da sua primeira loja em NY, pois foi aí que o mundo conheceu de fato a Forever 21 (tipo a gente!). Depois disso, já eram mais de 355 lojas pelo país, muita riqueza e bijoux de 1 dígito espalhadas pelo mundo!


A  família Chang tem a fortuna, em torno de: U$4.5Bi e já estiverem entre o 276º mais ricos do mundo. Segundo Seu Chang o plano é ser número 1 do mundo!

Agora o segundo passo é: modernizar a marca ainda mais e tirar um pouco da ideia que tudo é cópia, cópia. Os responsáveis por isso? As herdeiras! Linda Chang de 30 anos cuida do marketing e Esther de 23, é responsável pelo visual merchandising e as duas são a nova geração da marca que busca mais frescor ainda e foco total no estilo e, é claro, preço!

Viram como aquela comprinha básica de 2 dígitos transformaram a Forever 21 num império?! De imigrantes a bilionários, bom ler a história e conhecer os fatos e nuances que mais uma vez nos impressionam. Casos como esses só atestam o poder e força da moda e do consumo.



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