25 de outubro de 2016

Cosmética Verde + Entrevista com a Donaflô



























Olá! Vamos continuar falando sobre a cosmética artesanal, natural e vegana.
Hoje convidamos a Donaflô que é especialista no assunto para tirar algumas dúvidas da gente. Só posso adiantar que eu testei o sabonete de argila verde, exfoliante e desodorante e amei! 



MS: Primeiramente, você poderia explicar um pouco sobre a cosmética natural e vegana?
DONAFLÔ: A cosmética natural e vegana é feita em sua maioria de produtos 100% naturais e livres de crueldade animal (não pode ser feito nenhum tipo de teste em animais ou prejudicá-los), que também não agridem a pele ou ao meio ambiente. Como são feitos apenas de produtos naturais, os benefícios são ainda maiores e os riscos de reações alérgicas e efeito rebote são baixos.



MS: Conta pra gente um pouco da história da Donaflô!
DONAFLÔ: 
Eu sempre gostei e tive interesse por artesanato, mas só tive contato com a saboaria quando fui fazer uma cobertura de pauta, com o Peter Paiva, um saboeiro famoso aqui de SP. É uma paixão mesmo essa de criar meus próprios artigos de artesanato, bijuterias, cosméticos. O artesanal é muito fascinante, pois te traz o real valor dos produtos e te torna mais consciente sobre o consumo dos mesmos. A principio eu fazia os cosméticos apenas para mim e para amigos e família. Percebi que os benefícios tanto da economia de fazer o próprio cosmético quanto a qualidade e efeitos na pele superavam qualquer produto que eu já havia usado. Comecei a vender e durante esse primeiro contato com os clientes percebi que eles, assim como eu, também tinham bastante interesse por opções mais naturais e que não prejudicassem os animais. Pesquisei na internet, li livros e vi vídeos com fórmulas básicas para começar a testar. Depois meu pai, que é químico e minha irmã farmacêutica me ajudaram (minha irmã ainda ajuda) a formular os produtos e testá-los.



MS: Quais os produtos mais vendidos e como teve a ideia de cria-los?
DONAFLÔ:
 Mais vendidos são a rapadurinha e o sabonete de argila verde. Eu os criei por conta da minha própria necessidade de tratar a oleosidade do rosto.


(Exfoliante Rapadurinha)

MS: Sabemos que esses produtos naturais tem o prazo de validade menor, qual a sua dica para armazena-los e para faze-los durarem mais?
DONAFLÔ:
 Utilizar conforme as indicações do fabricante/artesão. Cada produto precisa de um cuidado específico, mas no geral: armazenar em local seco e arejado, utilizar com as mãos limpas, não molhar e guardar o produto molhado etc.

MS: Na sua opinião como esta o mercado para os cosméticos naturais, artesanais e/ou veganos?
DONAFLÔ:
Eu acho que está crescendo bastante, felizmente. Temos muito ainda a ser fazer e conquistar, mas a abertura das pessoas para esse tipo de produto já é muito maior que há dois anos.

MS: Você acha que a maioria das pessoas tem conhecimento dos ingredientes usados nos cosméticos "comuns"? Como por exemplo, o álcool de cerais que ajuda na estética do sabonete, mas resseca nossa pele.
DONAFLÔ:
Não. O álcool de cereais é usado até em receitas naturais e dos males é o menor. O grande problema dos produtos comuns são os parabenos, sulfatos, silicones, petrolatos etc. Produtos que apenas maquiam um problema e muitas vezes, a médio e longo prazo, podem causar doenças graves e enormes tragédias ao meio ambiente. Aqui tem uma lista bacana dos produtos mais usados e perigosos que encontramos nesses cosméticos.



Conheça a Donaflô: https://www.facebook.com/donaflocosmetic/
instagram.com/donaflo.artesanato



Gostaram? Comentem, deixem suas dúvidas e compartilhem ♥ 


(todas as fotos do post são da Donaflô)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Deixe sempre o link do seu blog/site para retribuirmos sua visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, 

Blogger...