23 de setembro de 2008

Chapinha: cuidados com o cabelo


A prancha que alisa facilmente os fios, deixando-os com um acabamento perfeito. Ela as pré-adolescentes até mulheres mais maduras. Para alisar o cabelo com a prancha os cuidados devem ser redobrados.

Como o alisamento é feito?
Os fios são compostos, principalmente, por proteína, como a queratina e as pontes de enxofre. O intenso calor da chapinha faz essas pontes se quebrarem, proporcionando o efeito liso, que se perde em contato com a água. Quanto mais cacheado o cabelo, maior o número de pontes de enxofre e mais difícil de alisá-lo. O aquecimento abre as escamas de queratina e diminui o teor de água dos fios, o que facilita que quebrem e ressequem. É nesse momento que são formadas as terríveis pontas duplas, caso não hidrate o cabelo.

Mas então a chapinha só faz mal aos cabelos? 
Não é bem assim. Nenhum procedimento que modifica o aspecto do fio de cabelo está livre de desvantagens, assim como a chapinha. Porém, existem métodos muito mais agressivos de alisamento: aqueles que utilizam produtos químicos. Estes, sim, podem danificar muito mais as madeixas se não tiverem um cuidado extra. Não significa que o uso da prancha alisadora descarte tais cuidados. Se for usada em excesso também pode prejudicar muito o cabelo.


Como usar a chapinha?
Em primeiro lugar, o cabelo deve estar limpo e seco. Existem xampus específicos que ajudam na conservação dos fios. Antes de escovar o cabelo, use produtos termo-ativos que são ativados pelo calor, protegendo os fios e dando um efeito liso mais duradouro. .Procure não colocar o secador muito perto do cabelo e não deixe a temperatura tão alta. Divida o cabelo em várias mechas médias e comece passar a chapinha pela parte de trás da cabeça, da nuca ao topo. Inicie o “puxamento” pela raiz e vá até o fim da mecha, sem interromper o movimento. Passe um finalizador de silicone.


Dicas preciosas:
Não passe a chapinha mais que 2 vezes na mesma mecha.
Faça hidratações periódicas, de preferência uma vez por semana. 
Aplique creme com queratina uma vez por mês.
De vez em quando, interrompa o uso do secador e da chapinha por um tempo. Seu cabelo também precisa descansar!
 Prefira as chapinha de cerâmica. Elas mantêm a temperatura, deslizam melhor e alisam já na primeira passada.
 Nunca deixe a chapinha parada no cabelo.
Não use diariamente, uma vez por semana é o suficiente.


créditos: revista capricho

2 comentários:

  1. Anônimo23.9.08

    (suh u.ú)
    que bom que eu nao preciso dessas coisas -.-"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7.8.12

      Aaaah suzana, vc tem chapinha em casa pra que então ?

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário!
Deixe sempre o link do seu blog/site para retribuirmos sua visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, 

Blogger...