17 de abril de 2009

Como descolorir o cabelo em casa? (passo-a-passo)




O começo de tudo...
Você decidiu que quer ser loira(o), ou quer tingir de outra cor que é necessário descolorir. Várias pessoas tem uma ideia totalmente atrasada sobre descoloração... Receiam que o cabelo resseque demais, quebre ou até mesmo caia. Olha gente, os descolorantes de hoje em dia não são mais aqueles de antigamente... Como tudo evolui, a cosmética também evolui, e MUITO, todo dia, toda hora. Hoje em dia existem descolorantes enriquecidos com queratina, sem amônia.

Para saber qual o melhor, é legal se informar com alguém que já tenha um cabelo colorido/loiro e que seja sadio brilhoso e tudo mais... Ou até mesmo com as próprias balconistas das lojas, pois elas estão em contato constante com profissionais e saberão instruir você de qual é o descolorante mais comprado por profissionais. Mas, apesar de eu dizer acima que a descoloração não é um mais um bicho-de-sete-cabeças, ela requer cuidados como qualquer outro procedimento capilar. Para saber se você pode fazer uma descoloração tranquila, não tem segredo. Basta você puxar pela memória e lembrar de tudo que você já tacou na cabeça, com exceção de shampoo e creme. Tintas escuras, tonalizantes,alisantes, relaxantes.... O sucesso da descoloração depende muito dessa "investigação" que você vai fazer sobre seu próprio cabelo. "Ah mais eu nunca fiz nada disso... então posso descolorir agora mesmo, certo?!" ERRADO... Existem cabelos virgens que são uma verdadeira droga de tão mal-tratados. Como isso é possível? Mal costumes, meus queridos, só isso. Prender o cabelo molhado, não usar shampoo, uso excessivo de boné, dormir com o cabelo molhado, lavar os cabelos na água fervendo, nunca fazer uma hidratação, e etc. E sobre cabelos com histórico muito químico, o certo é procurar um profissional.


Ta... Eu não passei no teste da investigação, não posso então descolorir meus cabelos?
Depende de você... Se o seu cabelo está mal-tratado, mas, é natural ou tingido de cores claras, você está mais próximo de ter o cabelo dos seus sonhos, pois pode mudar seus hábitos e recuperar o cabelo mais rápido. E não se esqueça de cuidar o DOBRO deles depois da descoloração e tintura. Mas se você não passou no teste da investigação, porque já pintou e bordou jogando mil coisas no cabelo, ai a coisa muda.Não é impossível, mas demora mais. Pois você vai ter que se empenhar bastante em cuidar dos seus cabelos e também perder o medo da tesoura, para ir eliminando e cortando as ‘cacas’ que vocês aprontou até então. Daí depois disso, você pode descolorir, tingir e ficar tranquila (o). Eu passei no teste! O que eu faço agora? Se você fez tudo certinho e tem plena certeza de que seu cabelo aguenta uma descoloração e de que depois você vai cuidar muito bem dele, pode comprar tudo ou ir ao salão descolorir sim. Mas, saiba que não é só ir comprando e jogando a meleca na cabeça não, viu?
Existem maneiras e maneiras para conseguir uma boa descoloração e vamos aprender agora!

Cabelos Longos e Médios:
É bom que o cabelo esteja sem lavar, dois ou mais dias sem ver água. Isso porque a oleosidade natural da raiz, ajuda a proteger o couro cabeludo de possíveis alergias ou feridinhas. Se o cabelo estiver muito limpinho, seu couro vai arder e você vai querer tirar o descolorante antes da hora, resultando descoloração insuficiente ou manchas. Dividindo os cabelos usando piranhas para prender as partes, você deve começar a descoloração obrigatoriamente pelas pontas. Por que isso? As pontas são a "parte fria" dos cabelos... Chama-se parte fria, porque existe distância do couro cabeludo. O couro cabeludo tem uma temperatura natural mais quente, que ajuda a descolorir principalmente se vc potencializar cobrindo os cabelos com touca de alumínio. A ponta por sua vez, não tem essa "mãozinha" do couro cabeludo, então elas vão ter o clareamento mais demorado. O que você pode fazer pra ajudar as pontas, é encapa-las com pedaços de papel alumínio, que aumentam a temperatura e consequentemente ajudam no clareamento. Mas isso só depois de você aplicar o descolorante com o pincel e cobrir generosamente as mechas do cabelo com a mistura... Ai você pode colocar o papel alumínio. Se o seu cabelo for naturalmente claro (tom castanho claro a louro escuro) você pode fazer as pontas utilizando água oxigenada de 30 volumes até 4 dedos da raiz dos cabelos, e água oxigenada de 20 volumes nas raízes e nestes 4 dedos de cabelo restantes. Se o cabelo for escuro (castanho médio a preto) pode fazer o mesmo processo, só que utilizando água oxigenada de 40 volumes nas pontas e de 30 volumes nas raízes. Após isso, aguardar o clareamento desejado e retirar o descolorante dos cabelos com água morna, lavando bem. O tempo de pausa que você deve dar pra começar a tingir as raízes, pode ser de 15 a 20 minutos, e o tempo total com o descolorante em todo o cabelo, depende do tom de clareamento que deseja... Mas é bom não permitir que ultrapasse 40 minutos

Cabelo Curtos:
O cabelo curto tem uma vantagem: as pontas ficam próximas às raízes... Então tem aquela "mãozinha" na temperatura que eu citei acima... Então, pode aplicar o descolorante a partir das raízes normalmente que ficará uniforme. E pode usar água oxigenada de 20 volumes, se a sua pretensão for tingir de magenta ou vermelho, 30 volumes se for roxo, verde, pink ou laranja, e 40 volumes para azuis e tons pastéis ou platinados.

Cabelos Tingidos:
Não importa a cor, o procedimento é o mesmo dos cabelos longos. Porém, pode ser necessário descolorir mais de uma vez para a remoção completa de tintas escuras. Para saber se o seu cabelo pode ser descolorido de novo, você tem que testar puxando as pontas ainda úmidas após o enxague do descolorante, e notando se estão muito elásticas ou quebradiças. Se ele está com aparência de "chiclete" ou quebrando as pontinhas, deve dar um espaço de uma semana pra descolorir de novo, e neste espaço, fazer uma cauterização para recuperá-lo. Para isso você vai ter que aguentar o "loiro Joelma" por uma semana e ainda por cima cuidar dele... Mas, se eles não estão quebrando e nem elásticos demais, pode-se fazer uma descoloração logo em seguida, mas APENAS se você usou água oxigenada de 30 volumes ou MENOS. Duas descolorações com água oxigenada de 40 volumes o cabelo não aguentam! Portanto, cuidado.

Se eu ficar no sol, ajuda?
Se você aguentar  ajuda sim... Mas, não no sol do meio dia, o ideal é solzinho da manhã antes das 11 horas. Existe também uma regrinha que é bom saber. É muito melhor descolorir os cabelos durante o dia, antes das 18:00 da tarde. Isso porque neste horário, acontece a "fotossíntese" das plantas, e o ar fica mais carregado de "gás carbônico" do que de costume, diminuindo a ação do "oxigênio". Então, consequentemente, você terá um desempenho diminuído do descolorante se deixar pra descolorir à noite... Mas também não pense que ele não vai funcionar, ok? Isso é apenas uma observação útil que todos os profissionais aprendem nas (chatas) aulas teóricas sobre colorimetria. 

O que é cauterização?
Trata-se de um tratamento à base de queratina, que repõe o que a descoloração remove. É feita em salões e o preço pode variar dependendo do tamanho do cabelo. Você pode fazer em casa, comprando os kits de cauterização à venda nas lojas de cosméticos. Mas, o ideal é fazer no salão mesmo, pois em alguns processos de cauterização, é usada uma chapinha especial que potencializa a ação dos nutrientes contidos na cauterização... Portanto, o resultado é melhor.

Eu descolori... Posso pintar agora?
Pode e deve! Pois a descoloração remove uma lacuna dos cabelos, que deve ser preenchida para a saúde dos cabelos, Se pegarmos um cabelo recém-descolorido e colocarmos no microscópio, verão que falta a lacuna da MELANINA, que é a substância que dá a COR aos cabelos. Se esta lacuna ficar "aberta/incompleta" o cabelo fica mais fino, e a tendência à quebra aumenta e o brilho também diminui. Alguns profissionais têm
o hábito de descolorir os cabelos no processo das "luzes" e não tonaliza-los em seguida, por terem alcançado o tom de loiro desejado. Mesmo que este tom seja alcançado, é necessário tonalizar os cabelos descoloridos, com uma tinta aproximada da cor que os cabelos ficaram, pois a tinta tem o poder de preencher a lacuna que falta, e selar as cutículas dando saúde aos cabelos. Esse trampo fica ainda mais bonito, se a tinta utilizada for em tom acinzentado, que vai quebrar o amarelado da descoloração e dar um tom mais natural aos cabelos. Mas não é só a tinta loura que faz isso, ok? Qualquer tinta que usar, vai preencher esta lacuna e finalizar o trabalho. Com exceção da ANILINA, Violeta de Genciana e Azul de Metileno, viu gente? Como o processo da anilina e dos outros é um tanto alternativo/artesanal, só tem o poder de preencher a camada de cor, mas, não fecha as cutículas do cabelo. Para que isso aconteça, a receita é bem simples:

Fechando as cutículas 1
Em um litro de água, adicione meio copo americano de VINAGRE de maçã ou comum mesmo, mas é importante que seja BRANCO, e não aquele avermelhado. No último enxague dos cabelos, derrame esta mistura e deixe. Retire o excesso secando com a toalha e pronto.

Fechando as cutículas 2
Compre um NEUTRALIZANTE em qualquer loja de cosméticos e misture duas ou três colheres de sopa dele com sua máscara ou creme de tratamento preferido. Após tingir com a an/vg/am, enxágue todo o creme colorido até que a água saia sem cor. Retire o excesso de água com a toalha e aplique a mistura de creme+neutralizante nos cabelos, deixando por 10 minutos. Enxágue e penteie/seque como de costume.

Obs: Essas duas receitas acima, servem para métodos alternativos de tintura, como AN = anilina, AM = azul de metileno e VG = violeta de genciana.



Quem tiver alguma dúvida é só e deixem o seu comentário! Beijos!
Créditos: roxy style

32 comentários:

  1. Gah Suicide18.4.09

    O blog ta mara *-* Amei a dik sobre descoloração, tava faltando msm xD Faz entrevista com a Thai Cappuccine.. eu amo a loja dela e ela merece veei. sinao pode outra mais amo entrevista.. o blog ta maraa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17.8.12

      Valeu Gah,
      a entrevista com a Thai esta aqui: http://www.makingstyle.com.br/2009/04/entrevista-thai-cappuccine.html

      Excluir
  2. Anônimo23.6.09

    Olá!!
    Queria saber se eu quiser descolorir somente as pontas de azul, mesmo q meu cabelo já tenha henna preta, tem algum problema passar agua oxigenada por cima?
    O ideal seria volume 40 então?
    Vlw, Adorei o blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17.8.12

      Se você tem henna eu não aconselho descolorir!

      Excluir
  3. Anônimo25.8.09

    Gente, eu realmente estava atrás desta explicação e aqui, achei.
    Está perfeito, adorei!! (:
    Parabens *-*
    Estarei aqui sempre de olho em alguma coisa nova, beijão ;*

    Paulinha

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21.12.10

    Oiê!!! O Blog ta muito bom. Eu tenho cabelo tingido de preto mas quero descolorir as pontas p poder pintar de azul,mas ñ sei se ele descolori!! =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17.8.12

      Você vai ter que descolorir várias vezes.
      Na primeira vez vai ficar vermelho, depois laranja, amarelo e assim vai clareando. Isso pode danificar o seu cabelo, eu acho melhor vc esperar a tinta dar uma desbota,crescer e assim vc vai cortando as pontas pq o cabelo virgem é muito mais fácil de descolorir

      ;*

      Excluir
  5. ooooi, adorei o blog :3
    eu queria saber que se eu descolorir meu cabelo todo que tem tinta e que está super hidratado e bla bla, e depois pintar com uma tinta num tom loiro dourado (83) eu poderia puxar umas mexas com tinta mais clara pra dar um realce nele? obg :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17.8.12

      poder pode, mais pelo amor de Deus, não faça isso em casa pq corre o risco de você deixar o seu cabelo manchado. Corra ao salão!

      Excluir
  6. Anônimo22.4.12

    Depois de descolorir eu posso usar uma tinta mesmo ou só tonalizante?
    Se vcs puderem me responder logo, ficarei imensamente agradecida, pois eu descolori o meu cabelo hoje, com aquele blondor roxo de boa qualidade e agua oxigenada de 30 vol., biocolor (eu nao achei o da wella), e o meu cabelo ficou num tom que eu nao gostei. Na verdade eu fiz mechas, mas o cabelo ficou quase todo de uma mesma cor, essa que eu nao gostei.
    Aguardo resposta.
    Brigadão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17.8.12

      Pode pintar sim, experiencia própria!

      Excluir
  7. Anônimo12.7.12

    Tirou todas as minhas dúvidas, obrigada :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17.8.12

      de nada! Qualquer coisa estamos ai!

      ;*

      Excluir
  8. Anônimo26.10.12

    Muito bom!!!!
    Eu tenho escova definitiva e gostaria de fazer luzes californianas, posso fazer?

    Adoreiiiiiiiiiiiiiiiii o blog!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo31.10.12

      Melhor não, mas consulte seu cabeleireiro !

      Excluir
  9. Após descolorir um cabelo virgem, para fazer mechas californianas, e colorir pode fazer com os cabelos molhados mesmos depois que retirar o descolorante ? Será necessário neutralizar como a receita que deu acima, ficará com melhor fixação ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1.12.12

      Olha na embalagem da tinta que você vai aplicar se é com os cabelos molhados ou secos.
      E é sempre bom neutralizar para fechar as cutículas do cabelo,apenas.

      Excluir
  10. Anônimo30.11.12

    Após descolorir um cabelo virgem, para fazer mechas californianas, e colorir pode fazer com os cabelos molhados mesmos depois que retirar o descolorante ? Será necessário neutralizar como a receita que deu acima, ficará com melhor fixação ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3.12.12

      Olha na embalagem da tinta que você vai aplicar se é com os cabelos molhados ou secos.
      E é sempre bom neutralizar para fechar as cutículas do cabelo,apenas.

      Excluir
  11. Anônimo30.11.12

    queria saber se eu descolorir meu cabelo hje amanha eu posso pintar com a anilina ? e qual a quantidade q posso usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1.12.12

      Pode! Se quiser, pode pintar os cabelos no mesmo dia!
      Quantidade do que ?

      Excluir
  12. Oi!! posso fazer esse processo do vinagre apos passar VG no cabelo?ou o keraton prata??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1.12.12

      Creio que pode! O vinagre serve para dar brilho ao cabelo

      Excluir
  13. quero saber a quantidade de anilina q posso usar ... e posso passar anilina c o cabelo umido? ou seco ? e isso faz alguma diferença? obrigada pelo carinho c seus leitores.. adorei a materia sobre a anilina valeuuuuu !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3.12.12

      Paloma, coloca a quantidade de creme suficiente para passar em todo o seu cabelo ai você vai colocando a anilina de pouquinho até atingir a cor desejada e pode ser no cabelo úmido, ok ?
      beijos <3

      Excluir
  14. Anônimo27.2.13

    Boas dicas me ajudaram muito porque estou só descolorindo as pontas para fazer californiano e meus cabelos são longos e preto aí estão mi dando um pouco de trabalho rs

    ResponderExcluir
  15. Olá, queria saber se posso descolorir e logo em seguida fazer cauterização, sem passar tintura...? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo14.5.13

      Pode, mas após descolorir é sempre bom tingir os cabelos, mesmo que seja com uma tinta da cor do cabelo descolorido

      Excluir
  16. Amei o post, foi o único que li e que me ajudou bastante! Vou fazer o processo amanhã e depois posto o passo a passo no meu blog. ^^
    http://lissamorgenstern.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Anônimo27.6.13

    Olá!
    Pintei meu cabelo mas achei que não ficou tão claro como eu desejava, gostaria de saber se depois de 5 dias posso fazer luzes p/ dar uma clareada ou devo esperar mais tempo?
    Desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
  18. Anônimo31.8.13

    oiii eu quero descolorir meu cabelo mas ele e muito grande e eu tenho medo de cair

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!
Deixe sempre o link do seu blog/site para retribuirmos sua visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, 

Blogger...