22 de setembro de 2010

Anti Resíduos

Shampoos anti-resíduos são apreciados por pessoas que têm cabelos oleosos, e temidos por quem faz tinturas e progressivas. Há muitos mitos envolvendo este produto, que, na verdade, pode ser um aliado para os cuidados diários com os fios.
Por isso, conversei com Federico Kladt, gerente de Desenvolvimento de Produtos para Cabelos da Natura, para tirar algumas dúvidas e aproveitar melhor esta opção para manter as madeixas mais bonitas e saudáveis.

Quais as vantagens de usar um shampoo anti-resíduos? 
Você já deve ter ouvido falar que os cabelos se acostumam com o shampoo e/ou condicionador. Isso, de certa forma, é verdade e acontece por causa do acúmulo de resíduos que ficam nos fios. Quando a gente usa um shampoo anti-resíduos, ele ajuda a retirar esse acúmulo, recuperando o estado original dos cabelos.

E com que frequência deve ser usado? 
Olha, o ideal é usar sempre que sentir que seu cabelo está pesado e sem vida. Mas é preciso ter parcimônia. Shampoos anti-resíduos são produtos mais fortes, que limpam mais que os shampoos normais. Com isso, eles conseguem remover totalmente os resíduos dos fios, inclusive aqueles provenientes de fixadores, géis, mousses, leave-ins e outros. Porém, o uso excessivo acaba retirando a oleosidade natural dos fios, que é responsável por proteger os cabelos das agressões externas. Essa limpeza exagerada também pode remover algumas proteínas e lipídios da estrutura dos fios, provocando um ressecamento ainda maior. Por esses motivos, o shampoo anti-resíduo só deve ser usado de vez em quando, no máximo 1 vez por semana.
 
 Se ele limpa os fios, penso que eles preparam o cabelo para um procedimento como tintura, escovas progressivas ou mesmo uma hidratação. Está certo este pensamento? 
Faz sentido usar shampoo anti-resíduo antes de tratamentos, pois o cabelo estará muito mais limpo. Antes de uma hidratação intensa, seu uso é perfeito. Talvez antes de procedimentos mais invasivos, como tinturas, permanentes ou alisamentos químicos, seja bom procurar a ajuda de um profissional para avaliar se o shampoo anti-resíduo não irá fragilizar ainda mais os cabelos, uma vez que o próprio processo químico já agride os fios.

 E por último, o shampoo não pode remover escovas progressivas ou tinturas? 
 O shampoo anti-resíduo lava muito mais que um shampoo normal. Ele pode sim remover resíduos de tintura do cabelo. Já o formol, usado na progressiva, foi todo removido no processo de lavagem pós-escova, ou seja, não sobrou nada para ser retirado pelo shampoo.

Um comentário:

  1. Cabelos frágilizados
    Como exemplo de sofisticação, ha tambem a linha Ecrinal da França, especializada no tratamento dos cabelos fragilizados e deteriorados através de uma ação direta no bulbo capilar, local de formação dos cabelos. E bastante interessante.
    O acabamento e simplesmente glamouroso como a origem do produto, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .
    Consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:
    www.ecrinal.com ( francês e Inglês )
    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )
    A Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb,... )

    Espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!
Deixe sempre o link do seu blog/site para retribuirmos sua visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, 

Blogger...