16 de dezembro de 2012

Entenda a numeração das tinturas


Olá meninas, tudo bem? Tenho falado muito sobre cabelo no blog, principalmente sobre tingir. Como eu pinto o cabelo faz 6 anos e sempre mudo de cor, pesquiso muito sobre o assunto e algumas coisas que aprendo acho bacana compartilhar com vocês! E pra quem quer começar a tingir o cabelo é super importante entender a numeração das tintas de cabelo para não escolher a cor olhando só na foto da caixinha. Nesse post você encontra um guia sobre o assunto, vamos lá?

Na tabela de cores de cabelo: quanto maior o número mais claro a cor, e quanto menor o número mais escura a cor. Por exemplo um 10 é loiro claro, enquanto um 2 é um preto bem escuro.
Então, vamos entender  o primeiro número da tinta sempre representa a altura da cor, se é mais clara ou mais escura:

1- Preto Profundo  2- Preto Natural  3- Castanho Escuro  4- Castanho Médio 5- Castanho Claro 
6- Loiro Escuro  7- Loiro Médio  8- Loiro Claro  9- Loiro Muito Claro  10- Loiro Claríssimo 

Além desses tons, tem loiros que chegam até o 12, extremamente claros! Mas são bem difíceis de encontrar.
Os próximos números na caixinha indicam os reflexos ou nuances da cor.

.0 Natural  .1 Acinzentado  .2 Violeta/Azulado  .3 Dourado  .4 Acobreado  .5 Acaju  .6 Vermelho  
.7 marrom 

Por exemplo, um 6.66 é um Loiro escuro avermelhado, com reflexos vermelhos. O 7.43 é um Loiro médio acobreado com reflexos dourados. 4.45 é um castanho médio acobreado com reflexos acaju. Entendeu?
Quando os números na caixinha se repetirem, como no caso 7.44, significa que o reflexo é duplamente acobreado, ou seja mais intenso. Quando 3 números se repetirem como 6.66 significa que a cor é muito intensa. Quando o número é .0 quer dizer que a cor é neutra, é natural e não puxa para nenhuma outra cor.

Quando tem dois números antes da vírgula/ponto significa que a cor não é pura e que vai dar um efeito diferente dependendo do tom do seu cabelo.

Eu sempre fico na dúvida entre qual reflexo eu quero, e tem uma dica básica de ir pelo seu tom de pele que eu sempre coloco em uso: 
Marrom/Chocolate fica bom em todos os tons de pele. 
Vermelhos ficam melhores para peles claras. 
Cobre fica bom para peles mais oliva. 
Orientais ficam lindas de acaju. 
Peles muito amareladas devem evitar reflexos dourados e vermelhos. 

É aí que entra um pouco de entender o que está acontecendo com seu fio. Por exemplo, você quer que seu cabelo fique Loiro Acinzentado, daí descoloriu o cabelo e ficou amarelo ovo. Como consertar isso?
Primeiro precisamos neutralizar o amarelo, fazemos isso usando a tal da roda das cores, as cores opostas se neutralizam:



Então precisaríamos usar um tonalizante violeta.
Mas isso é um conhecimento avançado. Eu recomendo que se o seu cabelo ficou estranho e você não sabe como consertar ou não tenha certeza se vai dar certo, consulte um profissional.

Conhecer a numeração das cores também ajuda você a saber o quanto vai ter que descolorir o cabelo para chegar no tom escolhido. Por exemplo, você pode pegar uma tabela de cores, achar o tom que você deseja conseguir com a tinta e depois achar o tom do seu cabelo atual. Vamos supor que seu cabelo atual seja um 6.0 e você queira coloca-lo num 7,7. Para passar de um 6 para um 7 você só precisa abrir um tom do cabelo, isso quer dizer que é fácil e não vai destruir o fio. Muitas vezes você consegue abrir só com a tinta e nem vai precisar descolorir.

Mas vamos supor que seu cabelo seja um 6 e você queira chegar em um 9,43. Você vai ter que abrir 4 tons, e não vai conseguir isso só com a coloração, você vai precisar descolorir o cabelo na hora ou ir clareando gradualmente(recomendo principalmente se seu cabelo não for virgem e estiver com química).

Quando você tem cabelos brancos (ou muito claros) e quer cobri-los e ainda assim ter um reflexo diferente, você precisa fazer o que chamam de “base”. Compre um tubo de cor natural, por exemplo 6.0 e uma com reflexos tipo 6.6, misture metade de cada tubo e aplique.

Tinta não clareia Tinta. Se você quer abrir o tom do seu cabelo já tingido, vai ter que descolorir ou usar o dekap color.

Enfim,se você está na dúvida e não tem certeza do que usar, uma dica é: Faça em uma mecha só. Daí você tonaliza a mecha, vê o resultado e se der certo, faz no cabelo inteiro

3 comentários:

  1. Adorei o guia, tirou TODAS as minhas dúvidas sobre isso, ei, que tal fazer um de cabelos coloridos?
    Um grande beijo, seguindo!

    http://pequenachica-official.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo16.12.12

      Ja fizemos algumas matérias sobre cabelos coloridos, mais vale a pena fazer uma no estilo dessa!

      Excluir
  2. Legal o guia :]

    http://www.byjessicarodrigues.com

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!
Deixe sempre o link do seu blog/site para retribuirmos sua visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, 

Blogger...