8 de abril de 2013

Aprenda a fotografar: Velocidade do obturador


Olá! Pra quem não viu ainda, ta rolando uma pesquisa aqui no blog pra gente saber a sua opinião, o que devemos melhorar e etc. Para que o blog fique com a sua cara! Para responder é só clicar aqui.
Hoje tem a parte 3 sobre fotografia, o tema de hoje é velocidade do obturador. Se você não viu os posts anteriores, é só clicar aqui

A velocidade é a quantidade de tempo que o diafragma ficará aberto expondo o filme ou o sensor. Quando mais tempo, mais luz entra.

A velocidade é super simples de entender: quando mais tempo você deixar o diafragma aberto mais luz vai entrar e expor o sensor ou o filme. Se você deixa menos tempo, menos luz entra.
Como a velocidade de exposição normalmente está em frações de segundo a maioria das câmeras mostra somente a parte de baixo da fração. Ou seja: se estou deixando meu sensor ser exposto à luz durante 1/100s a minha câmera vai mostrar “100”. Quando passamos a lidar com exposições mais longas, de 1 segundo ou mais, a câmera mostra 1’, 2’, 3’ e assim por diante.

A velocidade e suas consequências
Assim como a abertura, a velocidade controla a quantidade de luz que chega no sensor - sempre com consequências que usamos de forma criativa. Algumas delas são:

Congelamento: Quando usamos uma velocidade alta conseguimos captar objetos que estão se movimentando como se estivessem parados.

Movimento: Quando usamos uma velocidade baixa tudo que está em movimento começa a ficar embaçado. Assim conseguimos ter essa impressão de movimento da cena.

Cuidado na hora de apertar o botão: o movimento da própria câmera pode tremer a imagem em velocidades mais baixas!

Viu só como é fácil entender sobre fotografia utilizando termos e câmeras semi ou profissionais? 
O próximo post será sobre ISO! Beijos!





3 comentários:

  1. Eu demorei horrores pra conseguir direito o obturador no meu primeiro semestre da faculdade, hoje acho uma coisa tão simples, né? Fotografia é lindo ♥

    Beijos
    http://mundodaluaaa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Minha câmera é ótima, mas não é nem semi nem profissional.. Estou louca pra comprar uma semi!

    Beijinhos, Garota Inocente

    ResponderExcluir
  3. A minha câmera é semi profissional eheheh, e preciso aprender a usa-la!
    Amei o post!!

    Batom De Framboesa.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!
Deixe sempre o link do seu blog/site para retribuirmos sua visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, 

Blogger...